Tudo sobre Carros

Ford Fiesta

29-03-2009 00:53

 

          Em princípio, o comprador de carros 1.0 é o mais preocupado com economia, certo? Certo. Por isso, adquirir um modelo com motor flex é de suma importância para ele, certo? Errado. A Ford estudou o mercado e descobriu que para esse cliente a necessidade de fazer economia começa já na hora da compra. Pesa mais o preço do carro na loja que a possibilidade de, posteriormente, poder escolher rodar com álcool ou gasolina. Segundo a Ford, quem mais valoriza a opção flex é o consumidor de carros que está na faixa de preço logo acima dos 1.0. Foi com base nessa informação que a Ford decidiu apresentar o motor 1.6 Flex, em 2004, e só agora o 1.0. "Nós tínhamos que definir prioridades e essa estratégia se mostrou a mais acertada, porque não perdemos vendas - pelo contrário, continuamos avançando", afirma o gerente de marketing da Ford, Antonio Baltar Jr.
Na comparação com um rival como o Celta, que tem taxa de compressão elevada, de 12,6:1, o Fiesta também não se saiu bem. Perdeu nas provas de aceleração e de consumo rodoviário. O Celta acelerou de 0 a 100 km/h em 15,5 e 17 segundos e fez as médias de 9,7 e 13,4 km/l, com álcool e com gasolina. No consumo urbano, o Fiesta manteve a vantagem que já havia conseguido diante de seu antecessor. O Celta consumiu 6,7 e 8,3 km/l.

          Na pista, o Fiesta não demonstrou a superioridade esperada em função da tecnologia introduzida em seu motor. De qualquer modo, o comprador de carros 1.0 agora tem mais essa opção no mercado. E a novidade chega com outra boa notícia: pensando nesses clientes, a Ford vai manter o preço do Fiesta inalterado. O Fiesta 1.0 Flex hatch mostrado aqui chega às lojas custando os mesmos 29320 reais cobrados pelo Fiesta 1.0 hatch.

Voltar

Procurar no site

2010 - Cyber Cars