Tudo sobre Carros

História da Lamborghini

28-03-2009 22:28

         A história da Lamborghini começou por causa de uma resposta malcriada de Enzo Ferrari.O fabricante de tratores Ferruccio Lamborghini tinha uma Ferrari 250 GT que sofria de problemas crônicos de embreagem.Um dia,reclamou do defeito com o comendador Enzo Ferrari e foi destratado.
         -Você não entende nada de carros.Vá dirigir tratores!-respondeu Enzo Ferrari groseramente,alegando que seus carros não possuíam problemas.
         Ferruccio não se deu por vencido.Diz a lenda que ele consertou sua 250 GT de uma vez por todas,usando uma embreagem de um trator!Além disso,resolveu fabricar superesportivos que não dessem dores de cabeça e fossem mais dóceis com seus motoristas.
         Para uma vingança completa,Ferruccio montou sua nova indústria na cidade de Sant´Agata Bolognese-apenas 17  km da casa da Ferrari em Modena.
         Não muitos anos depois daquele passa-fora do comendador,a Automobili Lamborghini S.p.A faria o Miura.Além de ser o superesportivo mais belo de todos os tempos,trazia uma revolução mecânica:o motor transversal instalado no centro do chassis,logo atrás do motorista.Tal solução seria mais tarde copiada pela Ferrari.Pela ironia do destino...A Lamborghini pertence hoje ao grupo Volkswagen ,mas a mística de seus carros continua em modelos como o Murcielágo.
         Nos anos 70,o futuro era incerto para a Lamborghini.Sua divisão de tratores fora vendida à Fiat,e, ao mesmo tempo o mercado de superesportivos andava em baixa por causa das crises de petróleo.Falida,a empresa foi entregue a um grupo de investidores suíços,e Ferruccio viveu o resto de seus dias longe de problemas,em uma bela propriedade rural.
         O modelo Countach,de 1974,foi a última criação da marca sob domínio de Ferruccio.Os suíços que passaram a administrar a Lamborghini não demoraram muito para revender a empresa para o grupo Chrysler,e foi nesse tempo que nasceu o superesporivo Diablo,mais precisamente em 1990.
         O problema é que a Chrysler também começou a viver dificuldades finaceiras e,mais uma vez,a Lamborghini teve que ser passada adiante,agora para um grupo da Indonésia que,no fim dos anos 90,se viu em meio de uma crise.Novamente parecia que o fim seria inevitável.
         Aí a surpresa:a Audi(que pertence ao grupo Volkswagen)comprou a Lamborghini em 1998 e salvou a casa italiana da falência.Inicialmente seguiu  produzindo e vendendo o Diablo,mas fazia tempo que a fábrica de Sant´Agata Bolognese não mostrava nenhum automóvel novo.
         No salão de Frankfurt em 2001,exatos 11 anos após sua apresentação,o Diablo,enfim,ganhou um sucessor:o superesportivo Murcielágo.A palavra significa "morcego" em espanhol,mas não tem a ver apenas com mamíferos voadores.Murcielágo era também o nome de um touro tão nobre que em 1879,foi poupado numa tourada e transformado em reprodutor.O animal pertencia ao criador Don Antonio Miura,também homenageado ao dar seu sobrenome ao primeiro Lamborghini "de série" com motor v12 entre eixos.
          O Murcielágo não tem tradição só no nome:seu estilo tem muito a ver com o Diablo.A carroceria,contudo,tem linhas mais equilibradas,combinando quinas e curvas.Em vez de vidro traseiro,há uma persiana que lembra a do Lamborghini Urraco dos anos 70.
          O motor v12 central de 6,2 litros,rende 580 cv(30 cv a mais que o Diablo).A usina de força permite que o superesportivo vá de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e alcance velocidade máxima de 330 km/h.Para manter o superesportivo sob controle,a tração se dá nas quatro rodas.O modelo é considerado o melhor Lamborghini de todos os tempos-e também o mais bem acabado(antes,os carros da marca não primavam pelo capricho nas forrações).No Brasil o preço pode chegar a R$1,6 milhão.
          Com estrutura e carroceria de fibra de carbono,O Murcielágo foi desenhado para oferecer mais espaço interno que o antecessor.Suas portas são do tipo "tesoura",abrindo-se para o alto e para frente.
          Gostou?Eu também,mas a Lamborghini resolveu fazer uma versão ainda melhor:O Lamborghini Murcielágo Lp640.Mostrado em 2006,o super Murcielágo agora possuí motor v12 agora com 6,5 litros e  teve sua potência aumentada para 640 cv,daí o nome.
          De novidade,o LP640 traz discos de cerâmica(que não esquentam muito,nem perdem a eficiência),um capô de vidro que expõe o v12 como se fosse uma jóia.
          O Murcielágo ganhou ainda uma versão conversível,mas a Lamborghini orienta os donos a não passarem dos 160 km/h,quando a capota estiver fechada-caso contrário,esta pode se deformar ou até ser arrancada pelo fluxo de ar.Isso vale para o Murcielágo conversível e para o Murcielágo LP640 conversível.A empresa está providenciando a criação de um teto especial de fibra de carbono.
 
Fonte:"Carros inesquecíveis,motor extra especial.

 

                                                                         

Voltar

Procurar no site

2010 - Cyber Cars