Tudo sobre Carros

História dos emblemas das principais marcas

28-03-2009 22:27

                                                          O significado dos símbolos de algumas marcas:

Alfa Romeo
A cruz é do brasão de Milão e a serpente devorando um homem é o símbolo da realeza.Alfa significa "Anonima Lombarda Fabbrica
Automobili" e Romeo é o sobrenome de seu fundador,Nicola.

Audi
As argolas representam as marcas alemães que formaram a Auto Union:Horch,Audi,Wanderer e DKW.

Chrysler
O escudo com asas foi adotado recentemente,inspirado no modelo usado entre as décadas de 30 e 50.O antigo,em forma de pentágono,simbolizava a perfeição da engenharia.

Citroën
Os dois "V" invertidos,conhecidos na França como "Deux Chevron",simbolizavam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën,que fundou a marca francesa.

Ford
O símbolo oval em azul traz a assinatura de Henry Ford e permanece quase inalterada desde a fundação da empresa norte-americana,em 1903.A forma foi usada na criação das grades de alguns modelos da marca.

Lamborguini
O touro é uma homenagem do fundador da marca italiana,Ferruccio Lamborguini,ao seu signo e às touradas.Carros da marca,como
o Murcielágo, e o Diablo têm nomes de touros famosos.

Mitsubishi
O diamante de três pontas simboliza resistência e preciosidade.A imagem foi escolhida devido ao nome da montadora:"Mitsu" que
quer dizer três em japonês ,enquanto "bishi" significa diamante.

Nissan
A moldura azul lembra a cor do céu e do sucesso da cultura japonesa,e um círculo vermelho ao fundo representa a luz do sol e a sinceridade.Nissan significa "indústria japonesa".

Renault
O losango que lembra um diamante é usado desde 1925.De lá para cá,mudou quatro vezes.O primeiro logotipo,de 1898 trazia dois "R",em homenagem aos dois irmãos fundadores da marca.

Rolls-Royce
Os dois "R" do logotipo eram estampados e vermelho,e passaram a ser pretos por questão de estética.Criou-se uma lenda de que a morte dos fundadores da marca (Charles Rolls e Frederick Royce) determinou a troca,por luto.

BMW
Representa uma hélice de avião,já que a marca produzia motores para esse tipo de transporte.O primeiro carro foi o Dixi 3/15,de 1928.BMW quer dizer "Fábrica de motores de Bavária".

Chevrolet
Reze a lenda que o logotipo da gravatinha foi inspirado em um papel de parede de um hotel de Paris,no qual o fundador da marca havia de hospedado.

Ferrari
O cavalinho sobre o fundo amarelo era usado no avião de Franceco Barraca,piloto de caça morto na Primeira Guerra Mundial.A pedido da mãe dele ,Enzo Ferrari adotou o escudo em seus carros em 1923.

Fiat
O logotipo vermelho traz as letras que significam "Fábrica Italiana de Automóveis de Turim".O escudo foi sendo modificado ao longo dos anos e, em 1999,voltou ao desenho original.

Maserati
O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno,símbolo da cidade de Bolonha,na Itália.A fábrica foi fundada pelos irmãos Carlo,Blindo,Alfieri,Ettore e Ernesto Maserati.

Maercedes-benz
A estrela de três pontas,símbolo de status em todo o mundo,representa a fabricação de motores para o uso na terra,na água ou no céu.

Peugeot
O leão estilizado homenageia a cidade francesa Lyon e a qualidade superior da marca,segundo a própria montadora.Usado desde 1919,o símbolo foi modificado três vezes.

Porsche
São dois brasões sobrepostos:o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stuttgart(sede da marca),com seu cavalo empinado.A montadora alemã adotou esse símbolo em 1949.

Volkswagen
O logotipo traz as letras "V" e "W".O significado do nome("carro do povo")moveu a criação da marca:desenvolver veículos com preços acessíveis aos trabalhadores comuns.

Volvo
O círculo com a seta apontado para cima é o símbolo do ferro.Mas já houve feminista reclamando,por achar que se trata de uma representação da masculinidade.

Voltar

Procurar no site

2010 - Cyber Cars